POLICIA CONVIDA PASTORES A ORAREM E CRIMINALIDADE CAI

Fonte: Igreja Batisita Nova Jerusalém - 23/02/2018 - 20h53min
 POLICIA CONVIDA PASTORES A ORAREM E CRIMINALIDADE CAI (Foto: Portal Gospel Mais Por Fernanda Mirella )

POLICIA CONVIDA PASTORES A ORAREM E CRIMINALIDADE CAI

O chefe de polícia de Norfolk, Virgínia (EUA), Larry Boone. Ele implementou uma iniciativa de colaboração com as igrejas da cidade e viu os índices de violência caírem.

Boone reuniu os pastores da cidade e pediu a eles que atuassem, em dias específicos, no patrulhamento da cidade ao lado dos policiais. Assim, durante as abordagens, os pastores aconselhariam as pessoas e também fariam orações.

De acordo com informações de uma emissora de tv Dos Estados Unidos , o convite foi aceito pelos pastores. “Eles reagiram, dizendo: "Eu gosto dessa ideia". E eu perguntei: "Posso ter o apoio de vocês?". Rapidamente, todos responderam: "Absolutamente"”, relatou o chefe da polícia.

Eles chamam o projeto de “The Clergy Patrol” (“A Patrulha Clerical”). Um dos participantes foi o Dr. Antipas Harris: “Esta é uma ótima ideia para que os pastores se envolvam realmente com a polícia e não apenas aguardem uma crise para fazerem contato, mas sejam proativos, construindo uma relação, estudando sobre conflitos, tentando encontrar maneiras de resolver as ocorrências”, comentou o líder evangélico.

Quando os policiais respondem a uma chamada, o clero aguarda o controle da situação e, após serem chamados, vão ao local para levar uma palavra de incentivo e consolo. Na maioria dos casos, as pessoas aceitam que orem por elas

O reverendo Leroy Briggs, que foi capelão da polícia de Norfolk, disse que a polícia e os líderes cristãos realmente compartilham objetivos em comum: “Ambos servem e protegem. A polícia chama seu campo de atuação de "comunidade", já os sacerdotes chamam de ‘congregação’. Jesus enviou seus discípulos de dois em dois, então eles teriam alguém para se apoiar. Desta forma, eles [pastores e policiais] podem apoiar um ao outro e assim apoiar e melhorar a comunidade”.

Briggs também lembrou que a presença de um pastor pode acalmar os ânimos em uma situação estressante: “Quando você sabe que a polícia e os pastores estão juntos, isso simplesmente causa uma atmosfera, um ambiente de paz”, afirmou.

Um efeito positivo da parceria destacado pelo chefe Boone é que a presença dos pastores tem facilitado a entrada da polícia em muitas comunidades onde antes o acesso era mais difícil. “Eles estão nos dando credibilidade em algumas comunidades que não temos”, revelou.

O programa também está dando aos pastores uma compreensão e um respeito mais

Desde que “A Patrulha Clerical” foi posta em prática, Norfolk registrou sua menor classificação de crimes violentos nos últimos 17 anos: “Eu acho que esta iniciativa é uma ponte. E nessa ponte, juntos construímos um relacionamento que eu acho que poderia fortalecer o futuro e fortalecer a segurança pública em nossa comunidade”, estimou Harris.

O reverendo Briggs concluiu: “Eu gostaria de ver uma Norfolk unida, onde todas as pessoas apenas se juntam e podem ajudar uns aos outros. Isso vai acontecer um dia, se continuarmos fazendo o que estamos fazendo”.